Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Calor bate recorde em outubro, mas deve amenizar nesta semana

Notícia

Calor bate recorde em outubro, mas deve amenizar nesta semana

De acordo com os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o mês de outubro tem sido mais quente do que o normal em toda a parte Norte do estado de Rondônia. Até agora, as temperaturas máximas ficaram cerca de dois graus acima da média, no mês que já é tradicionalmente o mais quente do ano. Na maioria dos dias de outubro, a temperatura máxima superou 35°C.

O calor intenso tem afetado diretamente a população da capital nos últimos dias. Na última segunda-feira (26), a máxima foi de 35.9°C na cidade, enquanto que o sábado e o domingo registraram 35.8°C de máxima. Mesmo assim, o calor não se comparou ao do dia 12 de outubro, quando os termômetros marcaram 37.4ºC, o que marcou o dia como o mais quente do ano. Segundo o meteorologista Luiz Alves, as temperaturas parecem ainda mais altas devido à alta umidade do ar. “Considerando que a umidade mínima varia entre 40 e 50%, isso faz com que a sensação térmica seja de 40°C”, explica.

Para quem busca um pouco de alívio, a boa notícia é que o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país organizou instabilidade em Rondônia a partir desta terça-feira (27). Por isso, a previsão para a semana é de dias nublados, com temperaturas mais amenas, entre 32ºC e 31°C. Sobretudo nesta quarta-feira (28), ocorrem chuvas ocasionais à tarde e à noite na capital, no norte do Estado e no Vale do Guaporé. Nas demais áreas, o dia será de sol entre muitas nuvens e muito mormaço, com pancadas de chuva e trovoadas à partir da tarde. Já no final da semana, o tempo volta a abrir em todo o estado.


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br