Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Cai a temperatura nos Estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia

Notícia

Cai a temperatura nos Estados do Mato Grosso, Acre e Rondônia

Uma frente fria está avançando pelo Brasil e vem acompanhada de uma intensa massa de ar polar, afirma o boletim do tempo divulgado hoje (1) pelo Centro Regional do Sipam de Porto Velho. Segundo o boletim, esta massa de ar passará pelos Estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre a partir de hoje (segunda-feira), provocando queda de temperatura e que também poderá provocar recordes de frio nos três Estados no meio desta semana, além do vento que aumentará de intensidade, diminuindo ainda mais a sensação térmica nos 3 Estados. A frente fria, que precede a passagem desta massa de ar polar, já está passando pelo sul da Amazônia, espalhando muitas nuvens pela região. Esta será a quarta friagem que ocorre na região, sendo esta a mais intensa até agora.

No estado do Mato Grosso as temperaturas já estão em declínio e no decorrer da semana a temperatura mínima fica ainda mais baixa. Na capital, a terça-feira terá temperaturas entre 15 e 24 graus, e no decorrer da semana, a temperatura mínima deve cair para até 13 graus. No interior do Estado, as regiões do oeste, do Pantanal e do planalto do sudeste do Estado terão as menores temperaturas. Comodoro terá temperatura entre 13 e 20 graus nesta terça-feira, mas no decorrer da semana esta temperatura mínima pode cair para até 10 graus. No Pantanal, as mínimas podem chegar aos 11 graus até quinta-feira e as máximas não devem passar de 23 graus na terça-feira. Na região do sudeste mato-grossense, as mínimas podem atingir os 9 graus até quarta-feira e a máxima não deve ser maior do que 22 graus, principalmente nas cidades mais altas desta região. Cidades do extremo norte do Mato Grosso também terão queda brusca de temperatura. Em Alta Floresta, a terça-feira terá temperatura entre 18 e 26 graus, mas pode chegar até 16 graus no decorrer da semana.

Em Rondônia a temperatura máxima diminuirá nesta terça-feira. No decorrer da semana, a temperatura mínima também fica mais baixa. Na capital, a temperatura máxima fica em torno de 26 graus e a mínima em 19 graus. No decorrer da semana, a mínima pode atingir valores de até 17 graus na capital. No Vale do Guaporé, as máximas caem para até 23 graus na terça-feira. A mínima pode chegar aos 14 graus até quarta-feira. No centro do Estado e no Cone-Sul, a temperatura máxima não deve ser maior do que 24 graus na terça-feira. A mínima ficará entre 15 e 16 graus. A região de Vilhena é, como de costume, a área que sofrerá maior impacto da friagem, ou seja, a região que será registrada as menores temperaturas. A máxima não deve ser maior do que 22 graus nesta terça-feira e a mínima pode cair para 12 graus até a manhã de quarta-feira.

No Acre, a temperatura máxima cairá abruptamente no leste do estado nesta terça-feira. Em Rio Branco, a máxima não deve ser maior do que 24 graus e a mínima deve chegar aos 15 graus até quinta-feira. Nas demais cidades do leste e do sul do Estado, a máxima nesta terça-feira não deve ser maior do que 23 graus e a mínima pode chegar aos 13 graus. No oeste do Estado a temperatura cai gradativamente nesta terça-feira, mas somente na quarta-feira é que serão observados as menores temperaturas do ano. Em Cruzeiro do Sul, espera-se temperatura máxima de 26 graus na quarta-feira e mínima próxima dos 17 graus até quinta-feira.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br