Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Café da manhã reúne jornalistas no Sipam em Manaus

Notícia

Café da manhã reúne jornalistas no Sipam em Manaus

{mosimage} O Centro Regional de Manaus recebeu nessa quarta-feira (9) jornalistas da imprensa do Amazonas para uma das atividades da semana do Meio Ambiente do órgão: a palestra sobre a atuação do Sipam na Amazônia Legal. O intuito do evento foi mostrar aos jornalistas de forma simples e concisa as atividades e os projetos em andamento desenvolvidos pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), órgão vinculado à Casa Civil da Presidência da República. Foram apresentados projetos como o Cartografia da Amazônia, SipamCidades e o ProAE, que monitora o desmatamento em Unidades de Conservação e  áreas indígenas na Amazônia. 

De acordo com o gerente do órgão em Manaus, Bruno Monteiro, a aproximação com a imprensa é benéfica para as duas partes. “Percebemos que a linguagem científica muitas vezes gera ruído na comunicação com a imprensa. Os pesquisadores gostam de falar uma linguagem mais técnica, que não é compreendida pelo jornalista, por isso a importância deste encontro com os profissionais”, avaliou o gerente.

Para o jornalista André Alves o encontro foi proveitoso. “Um evento como este é muito importante para nós, pois passamos a ter conhecimento da gama de atividades e projetos realizados pelo Sipam, o que não temos tempo de observar no dia a dia por conta do trabalho”, ressaltou.

Após a palestra, os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer a área de Meteorologia e Climatologia do órgão. Nos Centros Regionais de Manaus, Porto Velho e Belém, o Sipam elabora por ano 30 mil boletins de previsão de clima e tempo para a Amazônia. Além disso, o Sipam realiza o monitoramento meteorológico para avisos de eventos extremos (tempestades, ventanias e raios) através da observação de imagens do satélite americano geostacionário GOES-12 e dos radares meteorológicos do Sipam.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br