Você está aqui: Página Inicial / Notícias / BR-319 terá Plano Integrado de Proteção Ambiental

Notícia

BR-319 terá Plano Integrado de Proteção Ambiental

{mosimage} Elaborar um Plano Integrado de Proteção e Monitoramento Ambiental da área de influência da BR-319 foi o objetivo do encontro de aproximadamente 20 instituições estaduais e federais, de diversas áreas de atuação, nos dias 15 e 16 de outubro no Centro Regional do Sipam em Manaus. Com a recuperação de alguns trechos da BR-319 será necessária à realização de avanços nos processos de ordenamento territorial e ações de proteção e monitoramento ambiental da região para atenuar os impactos ambientais no local.
 
Segundo a analista do Ministério dos Transportes, Kátia Matsumoto Fancon, a oficina também teve como objetivo agilizar a criação de postos de fiscalização na área de influência da BR-319. “Durante a oficina planejamos ações que serão necessárias para preservar as áreas do entorno da BR-319. Nesse encontro, nossa primeira intenção foi aproximar os órgãos para que cada um atue na sua área, mas de maneira articulada”, explicou.
 
Durante a oficina, coordenada pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), foi definido um Grupo de Trabalho de Fiscalização, composto por oito instituições da área, que fará reuniões mensais para o planejamento operacional das atividades. “Atingimos nosso objetivo com a realização da oficina. Já acertamos um grupo de trabalho com as instituições de fiscalização e a primeira reunião dessa equipe acontecerá em 27 de outubro, aqui no Sipam. Foi muito importante esse contato das instituições para integrarmos as ações e iniciarmos o trabalho em conjunto”, informou a mediadora do evento, Cláudia Steiner.
 
De acordo com o gerente do Centro Regional de Manaus, Bruno Monteiro, o Sipam além de sediar todas as reuniões do Grupo de Trabalho também disponibilizará vários dados. “Participaremos do GT no planejamento das operações de campo, adquirindo imagens de satélite, disponibilizando os nossos terminais VSAT e RDSS, e no que mais for necessário para o apoio ao grupo”, enfatizou.
 
As instituições que participarão do próximo encontro são: Sipam, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia Ambiental, Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e Polícia Federal. O grupo será coordenado pelo ICMBio.

Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214-0257
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br