Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Boletim do Sipam traz prognóstico do clima para os próximos meses

Notícia

Boletim do Sipam traz prognóstico do clima para os próximos meses

{mosimage}Manaus (04/07/2011) - De acordo com o boletim do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), divulgado mensalmente com a previsão trimestral do clima na Amazônia Legal, as chuvas poderão ocorrer acima dos padrões climatológicos apenas no norte e noroeste do Amazonas, abrangendo a calha do Rio Negro e municípios como Iauarete, São Gabriel da Cachoeira, Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos.  

“Situação oposta poderá ocorrer no centro e sudeste do estado do Amazonas, incluindo a calha dos rios Solimões e Madeira, onde a chuva poderá apresentar-se abaixo dos padrões climatológicos. Nas demais áreas (incluindo a cidade de Manaus), a chuva poderá ocorrer dentro da normalidade. Em Manaus teremos predomínio de sol em grande parte dos dias, com pancadas rápidas de chuva. As temperaturas também permanecem dentro da  média em todo o estado do Amazonas. Em Manaus, as temperaturas devem permanecer entre 31-33°C a máxima, e 22-24°C a mínima”, informou a meteorologista Ana Cleide Bezerra.

O boletim traz ainda as informações das análises de modelos numéricos para a temperatura da superfície dos oceanos. As águas superficiais na região equatorial do oceano Pacífico encontram-se em condições de neutralidade. Já o oceano Atlântico Tropical deverá permanecer aquecido na porção norte, contribuindo para o aumento de vapor d'água na atmosfera e formação de nebulosidade convectiva, que geralmente se forma na faixa litorânea do Maranhão, Pará e Amapá, produzidos pela circulação de brisa. Essa nebulosidade convectiva é chamada de linhas de instabilidade, alguns desses eventos deslocam-se continente adentro, e provocam chuvas fortes ao longo do caminho.
 
“Eventos de Friagens poderão ocorrer com mais freqüência no sul da Amazônia. Destaca-se também a estação seca no sul da Amazônia, onde deverá ocorrer predomínio da massa de ar seco, dificultando a formação de nebulosidade, favorecendo grandes amplitudes de temperatura e a umidade relativa do ar pode atingir valores abaixo de 30%, principalmente, nos estados de Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, sul do Pará e Maranhão”, declarou Ana.
 
Durante o trimestre os maiores volumes de chuva concentram-se no Noroeste da Amazônia, incluindo o norte e noroeste do Amazonas e estado de Roraima, período este que caracteriza a estação chuvosa em Roraima. As condições oceânicas do Atlântico Tropical Norte poderão favorecer  o aumento de vapor d'água na atmosfera contribuindo para volumes de chuva acima do normal para o estado durante o início do trimestre, devendo voltar a normalidade no final do período.
 
Tempo em Manaus

O clima ameno dos últimos dias na cidade de Manaus ocorreu por conta de um sistema frontal que chegou no Sudeste do Brasil neste final de semana e favoreceu a formação de nebulosidade no oeste e centro do Amazonas, a Zona de Convergência Intertropical também favoreceu a formação de aglomerados de nuvens em toda faixa norte da Amazônia, incluindo o norte e nordeste do estado, onde encontra-se a cidade de Manaus. O céu com grande concentração de nuvens impede que radiação solar atinja diretamente a superfície terrestre, assim a temperatura não atinge valores como em um dia ensolarado.

Clique Aqui para ver o boletim climático.

Texto: Karen Leão
Edição: Carla Oliveira
Foto: Arquivo Sipam
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070 / 4071