Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Boletim climático indica chuvas acima do normal na Amazônia

Notícia

Boletim climático indica chuvas acima do normal na Amazônia

O Boletim Climático da Amazônia, elaborado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), indica chuvas acima do normal no trimestre abril, maio e junho.
Boletim climático da Amazônia

Boletim climático da Amazônia

O Boletim Climático da Amazônia, elaborado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), indica chuvas acima do normal no trimestre abril, maio e junho para o  sudoeste e oeste do Amazonas, Rondônia, Acre, oeste do Mato Grosso, sul do Amapá, norte, oeste e sudoeste do Pará e noroeste do Maranhão. Déficits de chuva deverão ser observados na região sul do Tocantins e norte do Amapá. O restante da Amazônia deverá apresentar regime de chuvas dentro da normalidade. As temperaturas deverão seguir o padrão climatológico na maior parte da região.

O aumento das chuvas no início do trimestre será influenciado, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No mês de abril, as condições oceânicas e atmosféricas deverão favorecer o posicionamento da ZCIT ligeiramente mais ao sul, intensificando as chuvas na região nordeste e central da Amazônia, sobre o norte dos estados do Amazonas, Pará e Maranhão, e no sul do Amapá e Roraima.

O mês de maio é marcado, normalmente, pelo início da estação seca na porção sul da Amazônia, especialmente nos estados do Tocantins e Mato Grosso, onde há substancial redução no volume de precipitação. Grande parte da região encerra o último mês do trimestre com índices pluviométricos inferiores a 50 mm, quando a massa de ar seco já está estabelecida no Brasil Central.

O Boletim Climático da Amazônia é resultado de análise e previsão climática realizada, mensalmente, por meteorologistas dos Centros Regionais do Censipam em Manaus, Belém e Porto Velho. O uso das informações contidas neste boletim é de completa responsabilidade do usuário.

Boletim climático da região Amazônica para os meses de abril, maio e junho.