Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Boletim climático chega ao número 100 e completa 10 anos

Notícia

Boletim climático chega ao número 100 e completa 10 anos

Brasília (04/03/2013) - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) comemora a marca de 100 boletins climáticos da Amazônia, em 10 anos de produção. O boletim é resultado de análise e previsão climática com previsão para o trimestre, realizado pelo Censipam todos os meses, com a participação de meteorologistas dos Centros Regionais de Belém, Manaus e Porto Velho por videoconferência. Os boletins apresentam prognóstico climático de precipitação e temperaturas mínimas e máximas para a Região Amazônica. 

O boletim é enviado aos parceiros do Sistema de Proteção da Amazônia como Inpa, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha, Prefeituras, Associação Amazonense de Municípios, Embrapa e meios de comunicação. O prognóstico climático sazonal é fundamental para a previsão dos principais eventos extremos ao qual foi submetida nos últimos anos a Região Amazônica, com destaque para as grandes cheias (2009 e 2012) e secas (2005 e 2010). Estes grandes eventos foram previstos no Boletim Climático nos respectivos anos, mostrando a importância e a seriedade das informações e suas análises. 

Um dos exemplos foi o boletim ano 09, Nº 87, produzido em janeiro de 2012, que apontava  que a Zona de Convergência do Atlântico Sul poderia favorecer a ocorrência de acumulados significativos de chuva. Meses depois, essas chuvas intensas deram origem à grande cheia de 2012. 

Segundo o assessor da meteorologia do Centro Regional de Manaus Renato Senna, os boletins são um instrumento relevante para a execução e orientação das políticas públicas e o planejamento das atividades econômicas e de prestações de serviços às populações amazônidas. "Os 10 anos de boletim representam o reconhecimento do trabalho do Sipam. Pois, somos os únicos da região norte que fizemos uma previsão climática para o trimestre", ressalta Senna. 

Assessoria de Comunicação
61/32140257 ou 32140307