Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Após 5 semanas crescendo, focos de calor caem pela primeira vez

Notícia

Após 5 semanas crescendo, focos de calor caem pela primeira vez

Porto Velho (27/09/2011) - Em um crescimento constante desde que o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) iniciou a emissão dos Informes Semanais de Queimadas nesse verão amazônico, pela primeira vez, o número de focos de calor em Rondônia caiu. Na contagem de todos os satélites disponíveis, foram registrados 1429 focos no estado na última semana (17 a 23/09), enquanto que na semana retrasada foram 1912.

O registro desta semana também foi inferior ao ocorrido no mesmo período do ano passado, quando os satélites marcaram 2213 focos. Apesar de 2010 ter registrado chuvas abaixo da média e, conseqüentemente, mais queimadas, foi também nessa semana que os registros de fogo começaram a diminuir naquele ano. Tal fato é recorrente, já que outubro se aproxima e Rondônia se encontra na transição para o período chuvoso.

Em relação aos municípios, Porto Velho retomou a primeira posição em número de focos de calor, com 274 registros, e São Francisco do Guaporé ficou em segundo com 120 ocorrências. Machadinho D’Oeste e Nova Mamoré também continuam aparecendo entre os municípios que mais queimam.

Clique abaixo para ver o mapa das queimadas em Rondônia:
Mapa das queimadas  

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257