Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Apoio no combate às queimadas

Notícia

Apoio no combate às queimadas

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) promove, em seis de setembro, o Encontro com Agricultores sobre o Uso do Fogo como Prática Agrícola. O evento atenderá os produtores rurais do assentamento Joana D’Arc, em Porto Velho, e visa difundir alternativas práticas para a redução das queimadas na agricultura. A campanha tem como lema a frase “Produzir sem Destruir”. A participação é aberta ao público, com inscrições gratuitas.

O encontro será realizado na Escola José de Freitas, no assentamento Joana D’Arc, com atividades durante a manhã e a tarde, com a presença de técnicos do Sipam e outros órgãos públicos. Serão abordados temas como os problemas de saúde gerados pelo uso do foto; a legislação ambiental aplicada às queimadas; técnicas de manejo e conservação do solo e da água e, principalmente, alternativas ao uso do fogo na agricultura.

O evento, liderado pelo Sipam, conta com a parceria com do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), da Cooperativa de Trabalho Agro-Ambiental de Rondônia (Cootraron) e Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO). O evento conta ainda com o apoio do grupo Marquise, que realiza a coleta do lixo em Porto Velho.

Esta será a segunda reunião de difusão de técnicas alternativas ao uso do fogo na agropecuária realizado pelo Sipam e outros órgãos públicos. O primeiro encontro foi realizado com agricultores da cidade de Buritis, em 17 e 18 de julho, reunindo mais de cem pessoas. Tais ações são resultado prático do encontro de especialistas promovido pelo Sipam de Porto Velho, durante a Oficina Sobre Queimadas em Rondônia, realizada em 30 de abril. Na ocasião, vários órgãos públicos atuaram juntos e elaboraram um documento com propostas para apoiar a redução das queimadas em Rondônia.
 
SERVIÇO
 
O QUE?

Encontro com Agricultores sobre o Uso do Fogo como Prática Agrícola 

QUANDO?

Dia 06 de setembro de 2007, das 08h às 18h30 

ONDE?

Escola José de Freitas, no assentamento Joana D’Arc, Porto Velho (RO) 

INFORMAÇÕES

Ernesto Silva - Sipam (69) 3217 6266

Ascom/Censipam