Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Antenas do Sipam serão instaladas para teleconsultas em municípios do Amazonas

Notícia

Antenas do Sipam serão instaladas para teleconsultas em municípios do Amazonas

{mosimage}Manaus (18/10/2011) - Na última segunda-feira (17), representantes do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) e Secretaria de Estado da Saúde (Susam) reuniram-se para anunciar a parceria entre as instituições e a assinatura de um termo de cooperação técnica para a instalação de antenas de comunicação por satélite para uso em teleconsultas nos municípios de Coari, Humaitá, Itacoatiara e Benjamim Constant.

Durante a cerimônia, o diretor-geral do Hospital Francisca Mendes, Pedro Elias de Souza, fez uma apresentação para mostrar o modelo dos trabalhos que têm sido feito de forma otimizada no telessaúde. "Essa parceria com o Sipam além de permitir as teleconsultas irá nos auxiliar nas capacitações à distância, já temos 12 temas para estudo além de aulas de cardiologia que será possível realizar", disse Pedro Elias. Segundo o gerente do Sipam, Bruno Monteiro, o órgão e a Universidade já são parceiros em outros projetos há bastante tempo. "Fizemos vários testes e já vimos a potencialidade, agora é fechar o termo e as intituições envolvidas assinarem o acordo", disse o gerente. A previsão é de que as insituições assinem o termo de cooperação até o mês de novembro.

O Amazonas é o primeiro estado brasileiro a ter a totalidade dos seus municípios integrados ao Programa Estadual de Telessaúde. O programa, que utiliza a comunicação via satélite, permite a realização de exames e consultas especializadas à distância. Os procedimentos são feitos por médicos generalistas nos municípios do interior e as informações – dados, som e imagem – são compartilhados em tempo real com equipes de especialistas dos núcleos coordenadores em Manaus, e com médicos plantonistas que podem responder às demandas urgentes a qualquer hora, via smart phone.

Assessoria de Comunicação Social
Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
(CENSIPAM)
(61) 3214-0202 / 0257