Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Abril inicia transição para a seca no Mato Grosso, diz boletim do Sipam

Notícia

Abril inicia transição para a seca no Mato Grosso, diz boletim do Sipam

{mosimage} Dias cada vez mais ensolarados, baixa umidade do ar e noites mais frescas devido à pouca presença de nuvens são as características da seca no Mato Grosso, que começa a dar indícios a partir desse mês, segundo o boletim climático elaborado pelos meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

Em abril ainda chove no estado (em média 200 milímetros), mas em maio as precipitações reduzem cerca de 70%, baixando ainda mais em junho. Características normais para o período, mas que devem sofrer alteração em algumas partes do Mato Grosso esse ano. As porções norte, centro e leste do estado devem ficar mais secas do que o normal, com chuvas abaixo da média.

Já as temperaturas deverão ficar um pouco mais altas do que o normal na maior parte do estado. “O fenômeno El Niño está enfraquecendo, mas ainda deve nos influenciar por mais dois meses, aumentando o calor durante o dia”, explica o meteorologista Luiz Alves. Somente o sul e o oeste do estado ficarão com temperaturas dentro do normal, já que essas regiões são mais suscetíveis à entrada de massas polares nesses meses.

Páscoa mais fresca

E, logo neste princípio de abril, já chega ao estado uma massa de ar de intensidade fraca, que baixa um pouco as temperaturas. O fenômeno deverá ser mais perceptível em Cuiabá, no Pantanal e no oeste do estado, a partir do domingo de páscoa (4).


Assessoria de Comunicação Social do Sipam
Telefone: (61) 3214 0257 e (61) 3214 0296
e-mail: comunicacaosocial@sipam.gov.br