Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza instalação de Estação Meteorológica de Superfície na Amazônia

Notícia

Censipam realiza instalação de Estação Meteorológica de Superfície na Amazônia

Equipamentos fornecem informações meteorológicas para previsão do tempo na região

Censipam instala Estação Meteorológica de Superfície na Amazônia

Censipam instala Estação Meteorológica de Superfície na Amazônia

Belém, 16/10/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, de 30 de setembro a 02 de outubro, a instalação de uma estação meteorológica de superfície (EMS) na Embrapa de Terra Alta (PA). Os equipamentos fornecem informações meteorológicas para previsão do tempo na região.

 A ação é fruto da cooperação técnico-científica entre Censipam e Embrapa visando à ampliação da rede meteorológica de monitoramento na Amazônia. O trabalho é realizado por meio da instalação de novos sensores e estações meteorológicas de superfície e do compartilhamento de dados climatológicos.

 Profissionais do Setor Técnico (SETEC) e do Serviço de Logística e Manutenção (SELOM), do Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE), realizaram reparos, com apoio de funcionários da Embrapa, na estrutura torre e infraestrutura de cabeamento, seguido da montagem e instalação dos dispositivos sensores e controlador da EMS.

 A EMS-Terra Alta é a primeira estação instalada pelo CR-BE a funcionar pela nova solução de conectividade (modem do programa Gesac) gerenciado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 Por meio de parcerias institucionais, o Censipam pretende reativar mais três estações EMS ainda este ano. Também foi realizado o recolhimento do antigo terminal de comunicação via satélite cedido pelo Censipam.