Você está aqui: Página Inicial / Ministro da Defesa conhece projetos desenvolvidos pelo Censipam

Notícia

Ministro da Defesa conhece projetos desenvolvidos pelo Censipam

Censipam desenvolve ações de monitoramento ambiental e repressão a ilícitos na Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Ministro testou o sistema ADS-80 com uso de óculos 3D

Ministro testou o sistema ADS-80 com uso de óculos 3D

Brasília, 09/05/2019 - O ministro da Defesa (MD), General Fernando Azevedo, conheceu, nesta quinta-feira (9/5), projetos de monitoramento ambiental e repressão a ilícitos desenvolvidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Durante visita ao Centro de Coordenação Geral do Censipam, em Brasília (DF), o diretor-geral, Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer, apresentou ao ministro as capacidades e perspectivas da instituição para implementação de ações de governo no âmbito do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O diretor-geral reforçou a importância do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam) para estabelecimento de diretrizes para as ações do sistema. O conselho é presidido pelo secretário-geral do MD, Almirante de Esquadra Almir Garnier, que também acompanhou a visita.

Na área de Inteligência, o ministro conheceu o sistema de Gerenciamento de Pistas (GPIS), que subsidia as Forças Armadas e órgãos policiais na identificação de rotas aéreas ilegais. O ministro também testou o sistema ADS-80, que faz o mapeamento de áreas com imagens em altíssima resolução visualizadas por óculos 3D.

O diretor de produtos, Péricles Cardim, apresentou resultados e perspectivas dos principais projetos desenvolvidos pelo Censipam: o SipamSAR e o SipamHidro. Por meio de satélites com radar de abertura sintética (SAR), o SipamSAR gera alertas de desmatamento para órgãos de proteção ambiental, como o Ibama. Também foi feita a apresentação do SipamHidro, que produz alertas para a Defesa Civil sobre enchentes e alagamentos, níveis de rios e descargas atmosféricas.

Em uma demonstração dos terminais de comunicação via satélite (VSat), o ministro realizou ligação para o 1º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, em Tiriós (PA). Somando mais de 500 antenas em dez estados da Amazônia, os equipamentos do Censipam possibilitam a transmissão de dados e voz em áreas isoladas.

“O Censipam é uma potencialidade do Ministério da Defesa que precisamos aproveitar mais. As Forças Armadas e outros parceiros atuantes na Amazônia precisam usufruir de todos esses produtos desenvolvidos e produzidos aqui”, afirmou o ministro da Defesa.