Você está aqui: Página Inicial / Meteorologia do CR-MN recebe Defesa Civil de Manaus e do Amazonas

Notícia

Meteorologia do CR-MN recebe Defesa Civil de Manaus e do Amazonas

Parceria busca a elaboração de projeto visando estudos integrados de meteorologia e ambiente

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Representantes do Censipam da Defesa Civil se reúnem em Manaus

Representantes do Censipam da Defesa Civil se reúnem em Manaus

Manaus, 30/04/2019 - O setor de Meteorologia do Centro Regional de Manaus (CR-MN) recebeu nesta segunda-feira (29/4) a visita dos chefes da Defesa Civil de Manaus e do Amazonas. A intenção é que seja elaborado projeto piloto visando estudos integrados de meteorologia (tempo e clima) e ambiente, tendo como referência uma área urbana de Manaus com aspectos diversos (igarapés, mata nativa, relevo e impactação por ocupação humana).

Os meteorologistas Ricardo Dallarosa e Jaci Saraiva receberam Ariomar Nobre e Charlis Barroso para iniciar acordo de colaboração entre as instituições. Durante a reunião, foram discutidas abordagens de temas de interesse que serão examinadas preliminarmente. Também foram discutidas informações e dados disponíveis sobre a área a ser estudada, de forma a definir-se diversos aspectos relativos ao objeto de estudo.

Inicialmente, o bairro escolhido foi Mauazinho, pela localização, diversidade ambiental e a possibilidade de apoio comunitário.

O objetivo do estudo é reunir subsídios para elaboração de um plano de contingência, em caso de ocorrência de eventos extremos, como inundações e deslizamentos. Foi acordada a possibilidade de expansão de tais procedimentos para outras áreas urbanas com ocorrências similares.