Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Vice-presidente apresenta ações do Conselho da Amazônia para governadores

Notícia

Vice-presidente apresenta ações do Conselho da Amazônia para governadores

Hamilton Mourão apresentou diretrizes do conselho e ouviu necessidades dos nove governadores da Amazônia Legal

Por Willian Cavalcanti

Vice-presidente da República explicou objetivos do Conselho da Amazônia Legal

Vice-presidente da República explicou objetivos do Conselho da Amazônia Legal

Brasília, 02/04/2020 - O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, apresentou nesta quinta-feira (2/4) as diretrizes de trabalho do Conselho Nacional da Amazônia Legal aos nove governadores da região. A reunião foi realizada por videoconferência a partir do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

Durante o encontro, o vice-presidente escutou demandas dos governadores e enfatizou a importância do trabalho conjunto na área que ele chamou de “arco da humanização”, pontos em que o desmatamento é mais recorrente. “Tivemos a oportunidade de ouvir dos governadores a percepção sobre as duas questões mais relevantes nos estados neste momento: o combate ao covid-19 e também o combate ao desmatamento e às queimadas”, disse Mourão.

Participaram da reunião os governadores do Acre, Gladson Cameli; Amazonas, Wilson Lima; Amapá, Waldez Góes; Maranhão, Flávio Dino; Mato Grosso, Mauro Mendes; Pará, Helder Barbalho; Rondônia, Marcos Rocha; Roraima, Antonio Denarium; e Tocantins, Mauro Carlesse.

O governador do Pará destacou a necessidade de atuação imediata na região devido ao aumento no número de alertas de desmatamento nos primeiros meses de 2020. “Precisamos criar uma sinergia entre órgãos federais e estaduais para melhorar a atuação conjunta e promover a regularização fundiária e o combate ao desmatamento”, disse Barbalho.

Atendendo às sugestões dos governadores, Mourão afirmou que uma das prioridades do conselho é a reativação do Fundo Amazônia. “Os recursos previstos para as ações na Amazônia não são suficientes para a amplitude dos trabalhos a serem realizados, por isso temos que buscar destravar o Fundo Amazônia, de modo que esses recursos possam ser empregados”, disse o vice-presidente da República.

O Conselho da Amazônia tem o objetivo de coordenar ações e políticas públicas para proteção, preservação e desenvolvimento da região. Na última semana (25/3), o vice-presidente da República se reuniu, também por videoconferência, com os 14 ministros membros do conselho para apresentar as bases do planejamento estratégico para atuação do colegiado.

Fotos: Bruno Batista/VPR