Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Equipe multidisciplinar apresenta trabalho a Vice-Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA

Notícia

Equipe multidisciplinar apresenta trabalho a Vice-Chefe de Operações Conjuntas do EMCFA

Representantes de agências governamentais integram informações que subsidiam ações das equipes de campo das Forças Armadas durante GLO

Por Willian Cavalcanti

EMCFA conheceu trabalho realizado no Censipam

EMCFA conheceu trabalho realizado no Censipam

Brasília, 28/05/2020 – Como parte da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para combate a crimes ambientais na Amazônia, a Vice-Chefia de Operações Conjuntas (VCHOC) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) conheceu o trabalho de representantes de órgãos federais nesta terça-feira (11/5), na sede do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em Brasília (DF).

No dia 11 de maio foi desencadeada a Operação Verde Brasil 2. A ação é coordenada pelo EMCFA com a participação de órgãos de fiscalização ambiental federal. A equipe sediada no Censipam está integrando bases de dados e informações de cada órgão. Os relatórios produzidos fornecem subsídios para direcionar as ações de campo e o planejamento da operação.

“Sem sinergia, não vamos conseguir um resultado favorável. Esperamos desempenhar um trabalho consistente, em que todos os órgãos saiam fortalecidos. Após conhecer o trabalho de vocês, pude ver que estamos recebendo um material de alto nível”, disse o VCHOC, Major-Brigadeiro Arnaldo do Amaral Neto.

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, afirmou que o trabalho é realizado de forma integrada e reforçou a importância do feedback. “Nossa metodologia tem se aperfeiçoado a cada dia. Mas precisamos do retorno das tropas operacionais para determinar as áreas de melhoria”, disse Volkmer.

A equipe conta com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).