Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / CR-MN participa de seminário para definição de alertas de nível dos rios

Notícia

CR-MN participa de seminário para definição de alertas de nível dos rios

Objetivo foi validar resultados do relatório para estabelecimento de cotas de referência para defesas civis

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

CR-MN participa de seminário para definição de alertas de nível dos rios

CR-MN participa de seminário para definição de alertas de nível dos rios

Manaus, 13/03/2020 - O Centro Regional de Manaus (CR-MN) participou, no dia 10 de março, do 1º Seminário de Definição de Cotas de Referência para Alerta Hidrológico da Amazônia Ocidental. O CR-MN foi representado pelos servidores Renato Senna e Odair Robaina.

O evento foi promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Defesa Civil do Amazonas e reuniu representantes das Defesas Civis dos municípios de Anamã, Itacoatiara, Beruri, Manaus, Codajás, Coari, Careiro e Iranduba.

O objetivo foi validar os resultados do “Relatório para Estabelecimento de Cotas de Referência para Alerta Hidrológico em Municípios da Amazônia Ocidental”. O documento foi desenvolvido por meio de parceria que teve a participação Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema-AM).

O superintendente do CPRM, José Maria Maia, coordenou as discussões e a validação das cotas de referência. A programação do seminário contou com palestrantes do Censipam, Sema e Defesas Civis, que abordaram temas como o “Levantamento de modelo digital de terreno com VANT”. Também foi apresentado o projeto desenvolvido pelo militar Odair Robaina para o sistema SipamHidro.