Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / CR-BE elabora carta topográfica de rios da Bacia Amazônica para a Marinha

Notícia

CR-BE elabora carta topográfica de rios da Bacia Amazônica para a Marinha

Áreas abrangem grandes vazios cartográficos na Amazônia

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

CR-BE elabora carta topográfica de rios da Bacia Amazônica para a Marinha

CR-BE elabora carta topográfica de rios da Bacia Amazônica para a Marinha

Belém, 11/02/2020 - O Setor Operacional do Centro Regional de Belém (SEOP/CR-BE) realizou a entrega de material cartográfico para o Grupamento de Patrulha Naval do Norte da Marinha do Brasil, na última quinta-feira (6/2), em Belém (PA).

O CR-BE elaborou carta topográfica na escala 1:100.000 das calhas dos rios pertencentes à Bacia Amazônica, abrangendo os municípios de Alenquer, Curuá, Óbidos e Santarém. Antes inexistentes, as calhas abrangem áreas de grande vazio cartográfico.

Participaram da elaboração das cartas o geólogo Paulo Alves, o estagiário Emerson e o sargento Aguiar. Para produzir os mapas, foram usados vetores geoespaciais e cartas matriciais do Banco de Dados Geográficos do Exército. O trabalho contou com o apoio técnico do tenente Gerson, do Exército Brasileiro.

A entrega das três cartas topográficas georreferenciadas foi realizada no quartel do Grupamento de Patrulha Naval. Os militares da Marinha reforçaram a importância do material cartográfico para o incremento da segurança da navegação fluvial nos rios amazônicos.