Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Centro Integrado de Inteligência é inaugurado no Censipam em Manaus (AM)

Notícia

Centro Integrado de Inteligência é inaugurado no Censipam em Manaus (AM)

Centro Regional do Censipam em Manaus cedeu área de 705 m2 para atuação integrada de agentes de inteligência da região Norte

Por Willian Cavalcanti

Ministro Sergio Moro e governadores no CR-MN

Ministro Sergio Moro e governadores no CR-MN

Manaus, 16/12/2019 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) inaugurou, na sexta-feira (13/12), o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública - Regional Norte (CIISPR-Norte), localizado no Centro Regional do Censipam em Manaus (CR-MN).

Ocupando uma área de 705 metros quadrados cedida pelo Censipam, o objetivo do centro é promover a integração da atividade de inteligência e dar agilidade no fluxo de informações entres as agências dos sete estados da região.

O gerente do CR-MN, Ricardo Hatherly, acredita que o Censipam terá maior integração com os setores de inteligência dos estados da região Norte com a ativação do CIISPR-N. “Isso possibilitará uma troca de experiência mais efetiva e maior contribuição da Inteligência do Censipam na produção de conhecimentos voltados para a segurança pública da região Norte”, afirmou Hatherly.

Com investimento de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos eletrônicos, o CIISPR-Norte será composto por profissionais de inteligência dos estados, além de agentes de segurança pública e especialistas em extração de dados e business intelligence.

“Todos os estados podem contar com o governo federal no combate ao crime”, afirmou o ministro Sergio Moro durante a cerimônia de inauguração.

O CIISPR-Norte fará a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão. Os agentes vão coletar informações sobre organizações criminosas e subsidiar estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.

Ação Estratégica
O CIISPR-Norte faz parte da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública, contempla também o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N). Também estão em operação o Centro Integrado da região Nordeste (CIISPR-NE) e da região Sul (CIISPR-SUL), que já realizaram mais de 1300 difusões de documentos de inteligência. Com ativação do CIISPR-Norte, a Rede CIISP passará a ter acesso a aproximadamente 200 bases de dados de 19 estados do país.

*Com informações e fotos do Ministério da Justiça e Segurança Pública