Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Censipam realiza curso de operação de drone em campo

Notícia

Censipam realiza curso de operação de drone em campo

Curso capacitou servidores na pilotagem de ARP em atividades operacionais

Por Willian Cavalcanti

Servidores do Censipam e MD participaram de curso na Flona de Brasília

Servidores do Censipam e MD participaram de curso na Flona de Brasília

Brasília, 14/02/2020 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, de 10 a 14 de fevereiro, em Brasília (DF), o curso de operação de aeronaves remotamente pilotadas (ARP) para servidores do Censipam e do Ministério da Defesa.

Coordenado pelos servidores Darlô Sobrinho e Alemberg Domingos, o curso abordou a operação de drones classe 3, que corresponde a modelos de 250g a 25kg. O objetivo é capacitar os participantes a atuar em operações de reconhecimento, inteligência, vigilância, busca e salvamento.

A instrução é composta por aulas de legislação de voo, fundamentação teórica, aulas práticas e a geração de produtos gráficos com imagens adquiridas pelo drone, como mosaico fotográfico e modelos digitais de superfície e de terreno.

A instrução prática foi realizada na Floresta Nacional (Flona) de Brasília, gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “A Flona é ideal para as aulas porque é muito semelhante às áreas onde operamos na Amazônia, com floresta mais densa e árvores altas”, explicou o instrutor Darlô Sobrinho.

“O ICMBio e o Censipam são grandes parceiros na proteção da Amazônia. Nossos analistas utilizam drones em operações de combate ao garimpo e desmatamento nos parques nacionais gerenciados pelo ICMBio”, completou o instrutor.