Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Censipam lança aplicativo para visualização de radares meteorológicos na Amazônia

Notícia

Censipam lança aplicativo para visualização de radares meteorológicos na Amazônia

Aplicativo permite visualizar, em tempo real, imagens de radares meteorológicos das principais cidades da Amazônia Legal

Por Willian Cavalcanti/CR-PV

Aplicativo permite ver imagens diretamente dos radares meteorológicos na Amazônia

Aplicativo permite ver imagens diretamente dos radares meteorológicos na Amazônia

Porto Velho, 26/02/2020 - O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) lançou esta semana, em Porto Velho (RO), o aplicativo Radares da Amazônia, que permite visualizar, em tempo real, imagens de radares meteorológicos das principais cidades da Amazônia Legal.

Com a ferramenta, o usuário pode ver a movimentação das formações de nuvens instantaneamente. O aplicativo Radares da Amazônia traz uma animação das últimas cinco imagens captadas pelo radar, proporcionando melhor compreensão do avanço das condições de tempo.

Utilizando o GPS do celular, é possível saber se a chuva está vindo em direção ao usuário. É possível escolher o raio de abrangência do radar e utilizar imagens de satélite como fundo, o que facilita a localização espacial.

“O aplicativo é uma ferramenta muito útil tanto para a população que vive na Amazônia quanto para os órgãos que atuam na região, especialmente na época das grandes chuvas e cheia”, afirmou Mário Fraga, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo e servidor do Centro Regional do Censipam em Porto Velho.

Os radares têm raio de 250 km e estão localizados em 10 municípios da Amazônia Legal: Boa Vista (RR), Cruzeiro do Sul (AC), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM), São Luís (MA), Tabatinga (AM) e Tefé (AM).

O aplicativo “Radares da Amazônia” está disponível nas lojas digitais Play Store e App Store.