Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Censipam instala novas antenas de comunicação via satélite em Macapá e Santarém

Notícia

Censipam instala novas antenas de comunicação via satélite em Macapá e Santarém

Antenas foram instaladas em radares meteorológicos que fornecem informações para previsão do tempo na região amazônica

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

Censipam instala novas antenas de comunicação via satélite em Macapá e Santarém

Censipam instala novas antenas de comunicação via satélite em Macapá e Santarém

Belém, 28/02/2020 –  O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, de 12 a 21 de fevereiro, a instalação de novas antenas de comunicação via satélite para transmissão de dados dos radares meteorológicos de Macapá (AP) e Santarém (PA).

O antigo sistema tinha velocidade média de 560 Kbps, já o novo equipamento tem 75 cm de diâmetro e chega a 10 Mbps.

Já foram instaladas novas antenas em dez radares meteorológicos espalhados pela Amazônia. Os equipamentos fornecem informações meteorológicas para previsão do tempo e auxiliam a segurança do tráfego aéreo na região.

Profissionais do Setor Técnico (SETEC) e do Serviço de Logística e Manutenção (SELOM), do Centro Regional do Censipam em Belém (CR-BE), realizaram a substituição das antigas antenas VSAT por aparelhos e modems do programa Gesac, gerenciado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). 

Além dos pontos de internet de uso geral, que levam comunicação a localidades remotas como aldeias indígenas, o sistema também realiza a comunicação de dados de estações meteorológicas de superfície (EMS) e de radares meteorológicos.

Por meio de parcerias institucionais, o Censipam deverá fornecer mais de 350 terminais de comunicação via satélite a órgãos e entidades em toda a Amazônia Legal.