Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Censipam instala nova rede de comunicação na Amazônia

Notícia

Censipam instala nova rede de comunicação na Amazônia

Além da redução de custos, nova solução de comunicação oferece serviço de melhor qualidade

Por Willian Cavalcanti

Antena GESAC foi instalada em radar meteorológico em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Antena GESAC foi instalada em radar meteorológico em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Brasília, 04/02/2020 – Uma equipe do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou, no último sábado (1/2), testes com uma nova rede de comunicações via satélite em São Gabriel da Cachoeira (AM), a cerca de 850 km de Manaus (AM).

O Censipam está substituindo os pontos de internet distribuídos pela Amazônia por antenas e modems do programa Gesac, gerenciado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O antigo sistema tinha velocidade média de 560 Kbps, já o novo equipamento chega a 10 Mbps.

“Com a migração para o novo sistema, tivemos uma economia de mais de 20 milhões de reais, além de transferir os custos de manutenção para a empresa contratada. Dessa forma, nossos parceiros receberão um serviço com muito mais qualidade”, afirmou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

Além dos pontos de internet de uso geral, que levam comunicação a localidades remotas como aldeias indígenas, o sistema também realiza a comunicação de dados de estações meteorológicas de superfície (EMS) e de radares meteorológicos. O Censipam é responsável por onze radares meteorológicos instalados na Amazônia, que serão gradativamente trocados pelo sistema Gesac.

“A comunicação dos radares meteorológicos tem requisitos específicos. Nos radares meteorológicos de responsabilidade do Censipam, estão sendo instalados equipamentos para estabelecer conexão criptografada com o mínimo de interrupção possível”, explicou José Assis, analista do Censipam responsável pelos testes.