Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2020 / Censipam e Agência Nacional de Águas assinam acordo de cooperação

Notícia

Censipam e Agência Nacional de Águas assinam acordo de cooperação

O acordo prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas e o intercâmbio de informações, infraestrutura e recursos humanos

Por Willian Cavalcanti

Censipam e Agência Nacional de Águas assinam acordo de cooperação

Censipam e Agência Nacional de Águas assinam acordo de cooperação

Brasília, 12/02/2020 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinaram nesta terça-feira (11/2), em Brasília (DF), acordo de cooperação técnica (ACT) para reforçar atuação dos órgãos na região amazônica.

O acordo prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas de monitoramento e modelagem hidrometeorológica. A intenção é realizar o intercâmbio de informações, infraestrutura e recursos humanos entre as instituições.

“As dificuldades logísticas na Amazônia impõem muitos desafios. É importante que a informação produzida sobre a região seja compartilhada. O apoio do Censipam será de suma relevância no nosso trabalho”, disse a diretora-presidente da ANA, Christianne Dias.

Por meio do acordo, o Censipam deverá ter acesso a dados hidrológicos produzidos pela ANA. O objetivo é realizar atividades e projetos comuns, visando à geração de conhecimentos para proteção, inclusão social e desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal.

“Com esse acordo, poderemos fazer a troca de dados para monitoramento dos rios da Amazônia”, explicou o diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer.

Uma das ações desenvolvidas é a complementação da rede de estações de monitoramento do nível das bacias hidrográficas da ANA por meio da criação de estações virtuais. Com o uso de altimetria espacial, que utiliza sensores de satélites, o Censipam obtém dados de rios em locais de difícil acesso na Amazônia.