Notícia
SipamHidro auxilia Defesa Civil em municípios afetados por enchentes no AM
Dados topográficos produzidos pelo Censipam apontam com precisão áreas atingidas por alagamentos
Brasília, 07/06/2019 – A Defesa Civil do Amazonas utilizou dados produzidos pelo SipamHidro para apoiar municípios e apontar com precisão áreas atingidas pela cheia de rios da bacia amazônica. Com os dados fornecidos pelo sistema de alerta hidrometeorológico desenvolvido pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), é possível distinguir individualmente cada casa inundada pela água.
Os modelos foram disponibilizados para a Defesa Civil do Amazonas e dos municípios de Manacapuru, Itacoatiara, Iranduba e Careiro da Várzea. “Os dados que geramos são muito precisos e corresponderam às áreas exatas atingidas pelos alagamentos. Isso facilita a decretação de estado de emergência pelos municípios”, afirmou Carlos Benedito, responsável pelo SipamHidro no Centro Regional de Manaus (CR-MN).
As informações topográficas foram colhidas com auxílio de GPS diferencial (DGPS) e de aeronaves remotamente pilotadas (drones). Com os dados obtidos, foi gerado um Modelo Digital do Terreno (MDT), com curvas de níveis com espaçamento de 10 cm.
SipamHidro
SipamHidro é uma plataforma digital desenvolvida pelo Censipam para integrar dados, visando monitorar e prognosticar riscos de natureza hidrometeorológica. O sistema oferece suporte às ações de competência dos órgãos tomadores de decisão no enfrentamento das adversidades causadas pelas enchentes.
O sistema é capaz de monitorar e prever inundações ocasionadas pela subida dos níveis dos rios e também acompanha, em tempo real, as condições do tempo e as formações de tempestades severas que causam alagamentos e inundações nas áreas urbanas das cidades da Amazônia.
Disponível para acesso de qualquer cidadão pela internet, o sistema SipamHidro já mapeou sete municípios na Amazônia e a intenção é chegar a 63.