Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2019 / Censipam instala antena VSAT em área de índios isolados em Roraima

Notícia

Censipam instala antena VSAT em área de índios isolados em Roraima

A instalação do terminal de comunicação na Terra Indígena foi solicitada pela Funai

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

CR-MN instala antena VSAT em área de índios isolados em Roraima

CR-MN instala antena VSAT em área de índios isolados em Roraima

Manaus, 19/09/2019 – Técnicos do Centro Regional de Manaus (CR-MN) realizaram a instalação de um terminal de comunicação via satélite (VSAT) em área de índios isolados, de 9 a 14 de setembro, em Roraima. A instalação foi feita por solicitação da Fundação Nacional do Índio (Funai), que custeou o translado rodoviário, fluvial e diárias dos técnicos.

A antena instalada por técnicos do Setor de Logística e Manutenção do CR-MN também vai atender unidades descentralizadas denominadas Frentes de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye'kuana. As Frentes de Proteção possuem estruturas físicas de apoio operacional e logístico instaladas em áreas com a presença de povos indígenas isolados ou de recente contato.

“Situadas geralmente em localidades remotas e de difícil acesso, a viabilização de instrumentos de comunicação é de fundamental importância para a implementação da política indigenista voltada a esses povos”, explicou Ronaldo Domingues, um dos técnicos responsáveis pela instalação.

As VSAT também auxiliam na segurança das equipes de servidores, colaboradores e indígenas. A missão foi executada juntamente com o servidor Ederson Reis.