Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2019 / Comando de Operações Aeroespaciais conhece ações da Operação Verde Brasil em Manaus

Notícia

Comando de Operações Aeroespaciais conhece ações da Operação Verde Brasil em Manaus

Comitiva conheceu instalações e trabalhos desenvolvidos pela Força Tarefa Xingu

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

COMAE conhece ações da operação Verde Brasil no CR-MN

COMAE conhece ações da operação Verde Brasil no CR-MN

Manaus, 11/09/2019 - O Centro Regional de Manaus (CR-MN) recebeu, nesta terça-feira (10/9), comitiva do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo foi conhecer instalações e trabalhos desenvolvidos pela Força Tarefa Xingu juntamente com as agências envolvidas.

A comitiva conheceu o Centro de Coordenação Operacional criado para atender as demandas da operação da Garantia da Lei da Ordem (GLO). Sob a coordenação do Comando Militar da Amazônia, o local é utilizado para acompanhar as operações de combate às queimadas e crimes ambientais no Amazonas.

A visita também teve a presença do General de Exército Augusto César Nardi, Comandante Militar da Amazônia, e o General de Brigada Marcus Vinicius Melo, Comandante do 2º Grupamento de Engenharia, que fez uma prévia das operações realizadas, apresentando os resultados e planejamento de outras ações executadas pela Força Tarefa Xingu. Também foram apresentadas as ações do Comando Conjunto Amazônia durante a Operação Verde Brasil.

O representante do setor de Inteligência do CR-MN, Major Alves Júnior, apresentou uma síntese das aplicações dos sistemas do Censipam na geração de produtos para apoiar a ação tática e operacional em campo, como SipamHidro, SipamSAR e sistemas de análises de geointeligência.

Liderada pelo comandante do COMAE, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araújo, a comitiva foi recebida pelo gerente do CR-MN, Ricardo Hatherly. O comandante do COMAE explicou a Força Aérea tem apoiado a Operação Verde Brasil e destacou o Censipam como órgão integrador em projetos com o COMAE em proveito da Amazônia.

Participam da Força Tarefa Xingu: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMMA), Corpo de Bombeiros Militares, Polícia Ambiental, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Militar do Amazonas, Defesa Civil Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil do Estado do Amazonas e Polícia Federal.