Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2019 / Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa conhece capacidades do Censipam

Notícia

Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa conhece capacidades do Censipam

Representante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas conheceu produtos desenvolvidos nas áreas operacional e de geointeligência

Por Willian Cavalcanti

Chefe de Assuntos Estratégicos do MD conhece capacidades do Censipam

Chefe de Assuntos Estratégicos do MD conhece capacidades do Censipam

Brasília, 17/09/2019 – O chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Cláudio Viveiros, conheceu sistemas e produtos desenvolvidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), nesta terça-feira (17/9), em Brasília (DF).

O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, apresentou os sistemas estratégicos produzidos pelo órgão e explicou que o Censipam atua em parceria com diversas entidades.

“O Censipam desenvolve sistemas e produtos disponíveis não somente a órgãos públicos, mas para toda a sociedade. Nossos analistas estão atuando na Operação Verde Brasil entregando boletins diários sobre focos de calor e informações que auxiliam o planejamento, como a meteorologia”, afirmou o diretor-geral do Censipam.

O coordenador-geral de Inteligência do Censipam, Raimundo Camargos, apresentou produtos oferecidos a órgãos de segurança pública visando ao monitoramento de ações ilícitas na Amazônia. O Censipam está buscando parcerias internacionais para desenvolver tecnologia para monitorar cultivos ilegais, como coca e maconha, por meio de imagens de satélite.

“O Censipam tem muitas potencialidades que devem ser exploradas. Os comandos operacionais precisam da informação rápida, de forma que as equipes de campo atuem no momento certo”, afirmou o chefe da CAE.

O Almirante conheceu também o sistema ADS-80, que faz o mapeamento de áreas de interesse com imagens em 3D de altíssima resolução.