Notícia
Censipam realiza testes com nova antena de comunicação satelital
Compacto, o equipamento permite conexão banda larga diretamente via satélite
Brasília, 03/09/2019 – Representantes da empresa estatal Telebras apresentaram, na última sexta-feira (30/8), uma nova antena de comunicação via satélite que será testada pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
A antena tem 75 cm de diâmetro e pode ser ligada a uma bateria com 8 horas de autonomia. Por meio dela é possível realizar conexões de dados e voz de 10 ou 20 MB, diretamente via satélite. Todo equipamento, que inclui antena, bateria e modem, pesa 60 kg e pode ser transportado em automóveis pequenos.
“Por ser compacto, o equipamento facilita muito o trabalho das equipes de campo, que muitas vezes têm que se deslocar a locais de difícil acesso na Amazônia”, afirmou o analista do Censipam, Hugo de Paula.
O Censipam deve aderir ao GESAC, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que busca levar banda larga a localidades não abastecidas por internet.
“O GESAC utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), único satélite de alta capacidade com cobertura em todo território nacional. Esse equipamento foi desenvolvido por técnicos da Telebras e visa atender órgãos que necessitam de uma boa conexão à internet em local isolados”, explicou o engenheiro da Telebras, André Lopes.
Por meio de parcerias institucionais, o Censipam fornece atualmente mais de 500 terminais de comunicação via satélite a órgãos e entidades em toda a Amazônia Legal.