Você está aqui: Página Inicial / Matérias publicadas 2019 / Censipam e Embrapa Territorial implantam pesquisa sobre ocupação de terras na Amazônia

Notícia

Censipam e Embrapa Territorial implantam pesquisa sobre ocupação de terras na Amazônia

Projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria pelas instituições buscam identificar e qualificar o desmatamento na Amazônia

Por Willian Cavalcanti

Embrapa realiza apresentação para o Censipam

Embrapa realiza apresentação para o Censipam

Brasília, 13/12/2019 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Embrapa Territorial firmaram parceria para o desenvolvimento de projetos de pesquisa com o propósito de detectar, identificar, qualificar e quantificar o desmatamento na Amazônia, bem como apoiar e orientar novas políticas públicas e privadas na região amazônica.

Na última semana (5/12), o coordenador-geral de Inteligência, Raimundo Camargos Filho, e a assessora e analista do Censipam, Edileuza de Melo, visitaram a sede da Embrapa Territorial, em Campinas (SP), para definir a implementação dos projetos sobre o uso e ocupação de terras na Amazônia Legal e conhecer as atividades do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE) da Embrapa.

A agenda incluiu uma apresentação institucional da Embrapa, realizada pelo representante das Relações Internacionais Claudio Bragantini. Em seguida, foi realizada visita à infraestrutura do GITE, onde ocorreram apresentações sobre o Sistema de Monitoramento de Obras do PAC (GeoPAC) e Análise do Contexto Territorial para a Presidência da República, realizadas pelo analista Paulo Martinho.

Os servidores do Censipam também conheceram a infraestrutura do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE), onde foi apresentada a análise dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) pelo pesquisador Rogério Resende. Na sequência, o Geoinfo - Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa foi apresentado pela supervisora Daniela Maciel Pinto.

A visita técnica foi concluída com reunião com o chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo Miranda, o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, José Jardine, e a chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Lucíola Magalhães, na qual foram discutidos os encaminhamentos para implementação das bolsas de pesquisa no início de 2020.

“A experiência da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento ampliará o conhecimento da Amazônia Legal, contribuindo com a missão do Censipam de proteção da Amazônia”, afirmou a coordenadora dos projetos de pesquisa, Edileuza Melo.

Os projetos de pesquisa serão custeados com bolsas oriundas de Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Censipam e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Embrapa Territorial
A Embrapa Territorial é uma unidade da Embrapa que atua na viabilização de pesquisa, desenvolvimento e inovação em inteligência, gestão e monitoramento territorial para a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira. Criada em maio de 1989, está localizada em Campinas (SP), importante polo de ciência e tecnologia.