Notícia
Censipam busca acordo com UnB para pesquisas sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia
Censipam deverá financiar bolsas de especialização, mestrado e doutorado voltados à proteção e desenvolvimento da região amazônica
Brasília, 19/11/2019 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Universidade de Brasília (UnB) realizaram, nesta terça-feira (19/11), reunião com o objetivo de fomentar projetos de pesquisas visando ao desenvolvimento sustentável da Amazônia.
A intenção é firmar um Termo de Execução Descentralizada (TED) entre Censipam e UnB para financiamento de bolsas de especialização, mestrado e doutorado voltados à proteção e desenvolvimento da região amazônica.
O professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, Antonio Brasil Júnior, explicou a representantes das áreas administrativa, técnica e de produtos do Censipam possíveis caminhos para firmar a parceria entre as instituições.
A intenção do diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, é desenvolver projetos que capacitem os recursos humanos do órgão e também busque soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável da região. “Queremos capacitar nossos servidores e também fomentar projetos alinhados com os nossos objetivos estratégicos de crescimento da região”, afirmou o diretor-geral.
Outro objetivo é a disponibilização das informações produzidas pelo Censipam aos pesquisadores da UnB. “Nós temos uma grande quantidade de dados captados pelos nossos sensores e antenas. Essas informações poderão ser utilizadas pelos pesquisadores em diversos projetos com foco no progresso da Amazônia”, afirmou Volkmer.
O acordo deverá capacitar servidores das unidades do Censipam no Centro de Coordenação Geral, em Brasília, e nos Centros Regionais de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA).