Notícia
Censipam apresenta projeto Amazônia SAR para Embrapa Ocidental
Censipam utilizará área da Embrapa para instalação de antena de recepção via satélite
Manaus, 07/03/2019 - Uma equipe do Centro Regional de Manaus (CR-MN) realizou no final de fevereiro palestra a pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre a instalação de antena do projeto Amazônia SAR em área da Embrapa Amazônia Ocidental, em Manaus (AM).
O gerente-regional Bruno Monteiro e servidores do CR-MN explicaram a servidores da Embrapa detalhes do projeto Amazônia SAR, que prevê a instalação de duas antenas de recepção de imagens via satélite, uma em Manaus (AM) e outra em Formosa (GO). Com raio de 7,3 m, a antena poderá receber imagens diretamente de satélites com radar de abertura sintética (SAR) para gerar alertas de desmatamento a órgãos de fiscalização ambiental.
Após estudos técnicos para seleção de sítio mais adequado, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) firmou parceria com a Embrapa para cessão de 400 m2 para instalação da antena. A área está localizada no km 29 da Rodovia Torquato Tapajós (AM-010), no município de Manaus. A autorização de uso é de 40 anos.
Para o chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, pesquisador Celso Paulo de Azevedo, “é um privilégio colaborar com o Censipam na proteção e segurança da Amazônia”.