Notícia
Agência Espacial do Paquistão conhece projetos e sistemas do Censipam
Paquistaneses conheceram projetos desenvolvidos pelo Censipam para monitoramento da Amazônia
Brasília, 18/11/2019 – Uma comitiva do Paquistão conheceu, nesta segunda-feira (18/11), os principais projetos e sistemas conduzidos pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) visando ao desenvolvimento da região amazônica.
Liderada pelo Major-General Amer Nadeem, presidente da Comissão de Pesquisa sobre Espaço e Atmosfera do Paquistão (SUPARCO), a comitiva paquistanesa conheceu os principais produtos e serviços desenvolvidos pelo Censipam.
O diretor-geral do Censipam, José Hugo Volkmer, apresentou o conceito operacional do Censipam, que busca a integração de dados para geração de produtos nas áreas de inteligência, monitoramento ambiental e territorial.
O diretor-geral destacou operações coordenadas pelo Censipam no combate ao desmatamento ilegal e reforçou a importância da ação conjunta de todos os órgãos atuantes na região. “Somos uma instituição jovem, que está crescendo a cada dia. Estamos trabalhando, com novas tecnologias e parcerias, para alcançar nosso objetivo de melhorar o monitoramento da Amazônia. Queremos mostrar ao povo da Amazônia que a melhor forma é o desenvolvimento sustentável”, afirmou Volkmer.
O diretor de produtos, Péricles Cardim, apresentou os equipamentos utilizados pelo Censipam para monitorar o desmatamento, como antenas, aeronaves e satélites com sensores óticos e de radar de abertura sintética (SAR). O coordenador-geral de inteligência, Raimundo Camargos, demonstrou o apoio do Censipam em operações de combate a ações ilícitas na região.
“Por meio de parceiras, você reduz tempo e dinheiro. Queremos aprender com as boas experiencias brasileiras. O mesmo satélite pode ser utilizado para benefício de ambos os países”, afirmou Amer Nadeem.