Você está aqui: Página Inicial / Ipiranga doa imagens da histórica cheia de 2014 do rio Madeira

Notícia

Ipiranga doa imagens da histórica cheia de 2014 do rio Madeira

Representantes da Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga cederam ao Censipam arquivo de imagens referente à cheia histórica de 2014. O material está em mídia digital CD e contém fotos aéreas das margens direita e esquerda do Rio Madeira. O material ficará disponível no acervo do Centro Regional do Sipam em Porto Velho. Segundo a coordenadora Operacional Ana Strava, no final de 2015 os representantes haviam se comprometido a disponibilizar as imagens para uso do Sistema de Proteção da Amazônia.

Em 2014, a região de Porto Velho viveu o período de cheia mais crítico de sua história, quando o Rio Madeira chegou a registrar a cota centenária de 19,74 metros no dia 29/03/2014. Na época, foi criada uma sala de crise dentro no Centro Regional de Porto Velho para cuidar do assunto. Esse ano a situação é  bem diferente. A a cota mais elevada até o momento foi registrada no dia 12/02/2016, com a régua marcando 13,22 metros. Número bem diferente de 2014, quando nesta mesma data estava com 17 metros.        

 A empresa Ipiranga está instalada na Estrada do Belmont, em Porto Velho, chegando a ficar embaixo d'água durante a elevação do Rio há dois anos. A visita ao Sipam ocorreu na tarde de quarta-feira (23), e foi realizada pelos representantes da empresa Elton de Santana e Shyrleny Podgurshi Ale.