Você está aqui: Página Inicial / Processamento de Imagens Digitais é tema de curso

Notícia

Processamento de Imagens Digitais é tema de curso

Iniciou, na manhã de hoje (23), em Brasília, o curso de Processamento de Imagens Digitais do sensor ADS 80 promovido pelo Censipam. O objetivo é capacitar nove operadores da instituição e de órgãos parceiros (Dnit, Polícia Federal, CPRM, MDA, Exército, Marinha e Força Aérea Brasileira) para que possam realizar o processamento dos dados brutos provenientes do sensor aeroembarcável ADS 80, ampliando a elaboração de produtos de sensoriamento remoto na Amazônia.

Com duração de seis semanas, o curso será finalizado no dia 17 de abril. A certificação será concedida aos participantes que obtiverem rendimento mínimo de 60% na avaliação escrita. Para participar do curso, foi necessário ter conhecimentos nas áreas de fotogrametria digital, visão estereoscópica, informática, sensoriamento remoto, ajustamento de observações e língua inglesa.

Parte do processamento das imagens óticas de altíssima resolução espacial, coletadas durante voo das aeronaves R35A da Força Aérea Brasileira equipadas com o sensor ADS 80, ocorrerá na Estação de Processamento de Solo adquirida em 2014 pelo Censipam. Atualmente, existe apenas uma estação que processa imagens geradas pelo ADS-80, localizada em Recife, que atende a todas as demandas brasileiras de imageamento realizadas pela R35-A.