Você está aqui: Página Inicial / Força Aérea Brasileira comemora Dia do Aviador em Brasília

Notícia

Força Aérea Brasileira comemora Dia do Aviador em Brasília

Data marca os 112 anos do primeiro voo do 14 Bis realizado por Santos Dumont em 1906, em Paris

Por Willian Cavalcanti

A cerimônia contou com desfile de tropa e de aeronaves

A cerimônia contou com desfile de tropa e de aeronaves

Brasília, 23/10/2018 – Com desfile aéreo de aeronaves, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador, nesta terça-feira (23/10), na Base Aérea de Brasília (Ala 1). Durante o evento, foi realizada a entrega da medalha do Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) a personalidades civis e militares. Ao final, a maior aeronave fabricada no Brasil, o KC-390, recebeu certificação operacional.

A data marca os 112 anos do primeiro voo do 14 Bis, realizado em 1906 por Alberto Santos Dumont, no Campo de Bagatele, em Paris. Este ano, a mais importante condecoração da FAB foi destinada a 505 agraciados, sendo 63 no exterior. Em Brasília, foram agraciadas 232 pessoas.

A cerimônia teve a presença do Presidente da República, Michel Temer, do Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, e autoridades do executivo, legislativo e judiciário, entre elas o Diretor-Geral do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Rogério Guedes.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Nivaldo Rossato, destacou que a Ordem do Mérito Aeronáutico é concedida àqueles que se destacam em favor do País. “Aviadores ou não, militares ou não, numa época em que nem sempre o correto e o justo é exaltado e que privilégios pessoais são colocados acima dos interesses da coletividade, nossa Ordem orgulha-se de ter por critério único a valorização de méritos que são fundamentados em ideais de profissionalismo, honestidade, honra e justiça”, afirmou Rossato.

“Com isso, buscamos concretizar o sonho daquele que tantos outros sonhos realizou. O sonho de Alberto Santos Dumont. Daquele que tinha, por seu mais intenso desejo, ver o progresso do nosso Brasil”, finalizou o Brigadeiro.

Ao final do evento, a aeronave de transporte de tropa e de carga KC-390, fabricada pela Embraer, recebeu certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), permitindo que o avião seja comercializado e operado em todo o território brasileiro. A certificação é emitida quando a aeronave cumpre todos os requisitos operacionais, de segurança e de proteção ambiental obrigatórios.