Você está aqui: Página Inicial / Estado-Maior das Forças Armadas conhece trabalho de integração de informações

Notícia

Estado-Maior das Forças Armadas conhece trabalho de integração de informações

Especialistas em análise de dados e imagens de satélites elaboram relatórios para subsidiar ações de agentes e militares das Forças Armadas durante a Operação Verde Brasil 2

EMCFA conhece trabalho do GIPAM

EMCFA conhece trabalho do GIPAM

Brasília, 08/07/2020 – Militares do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) conheceram na terça-feira (7/7), em Brasília (DF), o trabalho realizado por especialistas de dez órgãos federais para a integração de informações visando ao combate a crimes ambientais na Amazônia Legal.

A partir do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), representantes de agências, órgãos de segurança pública e de fiscalização ambiental trabalham na análise de dados e imagens de satélites disponíveis em cada órgão.

Os analistas desenvolveram em conjunto uma metodologia de definição de alvos prioritários para combate ao desmatamento, garimpo e queimadas ilegais na região amazônica. Os relatórios apoiam o planejamento dos Comandos Conjuntos que atuam na Operação Verde Brasil 2.

“Os protagonistas da nossa operação são as agências e órgãos ambientais. Com o trabalho desenvolvido por esses especialistas, teremos um melhor planejamento logístico que otimizará as ações dos agentes de fiscalização em campo”, disse o chefe do EMCFA, Tenente-Brigadeiro Raul Botelho.

Além de servidores do Censipam, a equipe conta com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).