Sipam instala Vsats em Unidades de Conservação e na Terra Indígena Capoto Jarina PDF Print E-mail
Notícias Sipam
30-Sep-2008

Image
Brigada do Corpo de Bombeiros
À pedido do Ibama, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) vai instalar, nas próximas semanas, cinco terminais de acesso à comunicação via satélite (Vsats) para o monitoramento de pontos isolados nas Unidades de Conservação de Buritis e Porto Velho, em Rondônia.

As Vsats servirão para os fiscais do Ibama controlar o desmatamento e criação de gado nessas unidades de conservação. O Sipam tem 670 terminais de comunicação, que possibilitam o acesso a internet e telefone, espalhados em pontos isolados na Amazônia Legal. Desses, 60 estão sob a vigilância de fiscais do Ibama, para monitoramento da região.

Essa semana o Sipam, órgão ligado à Casa Civil da Presidência República, também reinstalou uma Vsat dentro da Terra Indígena Capoto Jarina, na Aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, à pedido do Corpo de Bombeiros. A área, onde vivem mais de 700 pessoas, precisa de vigilância devido ao alto risco de incêndio florestal e de desmatamento.

Segundo o Major Mariano, Comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar, o telefone mais próximo da aldeia fica a 100 quilômetros em São José do Xingu, o que deixa a reserva completamente isolada de comunicação. “A seca veio rigorosa e o risco de focos de incêndio aumenta”, argumentou o comandante. Segundo ele, os índios estão sendo capacitados para lidar com situações de incêndio na floresta.

Ascom/Sipam

© 2009 Portal Sipam. Esta página foi visitada 263999 vezes.
Censipam - Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia
Telefone: (61) 3214 0202 Fax: (61) 3214 0272 E-mail: contato@sipam.gov.br
Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco K
CEP: 70610-200, Brasília, DF