Você está aqui: Página Inicial / Embaixador da Noruega conhece projetos do Censipam em Manaus

Notícia

Embaixador da Noruega conhece projetos do Censipam em Manaus

Noruega é o principal doador do Fundo Amazônia, que financia projetos de proteção da Amazônia

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Embaixador norueguês conheceu Centro Regional de Manaus

Embaixador norueguês conheceu Centro Regional de Manaus

Manaus, 12/04/2019 – O embaixador da Noruega, Nils Martin Gunneng, conheceu, nesta quinta-feira (11/4), o Centro Regional do Sistema de Proteção da Amazônia em Manaus (CR-MN). O objetivo da visita foi conhecer a atuação do Censipam na Amazônia, bem como projetos e recursos tecnológicos utilizados na proteção da Amazônia Legal.

O embaixador foi recepcionado pelo gerente regional do CR-MN, Bruno Monteiro, além de coordenadores e assessores. O diretor técnico do Censipam, Cristiano Cunha, apresentou o histórico da instituição e os principais projetos desenvolvidos pelo órgão. A comitiva visitou também a Coordenação Operacional, onde puderam conhecer as atividades realizadas no escopo dos projetos SipamHidro e SipamSAR.

“Estou impressionado com as capacidades do Censipam. Aqui é desenvolvido um trabalho que todos os brasileiros deveriam se sentir orgulhosos”, afirmou o embaixador norueguês.

A Noruega é o principal contribuinte do Fundo Amazônia, que doa recursos a projetos de proteção ambiental em diversas áreas, como: gestão de florestas e áreas protegidas; controle, monitoramento e fiscalização ambiental; manejo florestal sustentável; recuperação de áreas desmatadas, ordenamento territorial e regularização fundiária.

Um dos projetos patrocinados pelo Fundo Amazônia é o Amazônia SAR, no qual o Censipam tem desenvolvido um sistema de detecção do desmatamento por meio do uso de radar de abertura sintética (SAR) operado a partir de satélites.

O embaixador estava acompanhado do assessor especial de clima e floresta da Nuruega, Eirik Brun Sorlie, e do representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bernardo Von Braune, responsável pela gestão dos recursos do Fundo Amazônia.