Você está aqui: Página Inicial / Diretoria do Censipam faz visita técnica a área de instalação de antena em Manaus

Notícia

Diretoria do Censipam faz visita técnica a área de instalação de antena em Manaus

Objetivo da comitiva foi vistoriar o início das obras na área cedida pela Embrapa Amazônia Ocidental

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Censipam faz visita técnica a área de instalação de antena na Embrapa, em Manaus

Censipam faz visita técnica a área de instalação de antena na Embrapa, em Manaus

Manaus, 13/08/2019 – Membros da diretoria do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) fizeram uma visita técnica, nesta segunda-feira (12/8), ao local onde será instalada uma antena multisatelital em área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Manaus (AM).

O objetivo da comitiva foi vistoriar o início das obras na área de 400 metros quadrados cedida pela Embrapa Amazônia Ocidental. No local, o Censipam irá instalar uma antena multisatelital de observação da Terra e outros equipamentos para rastreio e gravação de dados. Com a operação da antena, será possível receber imagens diretamente de satélites, facilitando operações de monitoramento territorial e ambiental do país.

Com diâmetro de 7,3 m, a antena foi adquirida com recursos do Fundo Amazônia e faz parte do projeto Amazônia SAR. O projeto utiliza radar de abertura sintética (SAR) para gerar alertas de desmatamento para órgãos de fiscalização ambiental.

O diretor técnico do Censipam Rafael Costa, o assessor Fernando Decnop e o gerente do Centro Regional de Manaus (CR-MN) Ricardo Hatherly também participaram de reunião com a empresa Antonelly Construções, que será responsável pela obra.

Também participaram da visita representantes da coordenação técnica, Ailton Cortez, Rodrigo Paes Leme e Renata Mota; o chefe do setor administrativo, Sérgio Ziele; e o chefe de patrimônio e almoxarifado, Adriano Alencar.