Você está aqui: Página Inicial / Diretor do Inpe conhece trabalho de integração de dados do Censipam

Notícia

Diretor do Inpe conhece trabalho de integração de dados do Censipam

Inpe é o principal fornecedor de dados geoespaciais e tem uma servidora cedida ao Censipam

Trabalho realizado por especialistas de dez órgãos federais

Trabalho realizado por especialistas de dez órgãos federais

Brasília, 16/07/2020 – Principal fornecedor de dados espaciais para monitoramento da Amazônia, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Darcton Policarpo, conheceu nesta quinta-feira (16/7), em Brasília (DF), o trabalho realizado por especialistas de dez órgãos federais para integração de informações visando ao combate a crimes ambientais na Amazônia Legal.

Além de fornecer informações geoespaciais, o Inpe tem uma servidora cedida ao grupo reunido no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). A equipe desenvolve em conjunto uma metodologia para definição de alvos prioritários para combate ao desmatamento, garimpo e queimadas na região amazônica. Os relatórios apoiam o planejamento das ações de campo de agentes ambientais e militares da Operação Verde Brasil 2.

“Isso aqui é uma expressão prática de inovação. Quando se juntam conhecimentos distintos, o aprendizado é mais rápido e o resultado é muito melhor. O Inpe é parte integrante dessa turma e podem contar com o nosso apoio continuado. Nossos projetos vão ser mais bem sucedidos quanto mais informação for canalizada e quanto mais clientes puderem servir”, disse o diretor do Inpe.

Além de servidores do Censipam e do Inpe, a equipe conta com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Mineração (ANM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

“Ficamos satisfeitos porque integração é a missão do Censipam. E hoje o que fazemos aqui é justamente isso: integrar. Com várias instituições reunidas, conseguimos gerar informações mais qualificadas”, afirmou a coordenadora-geral de operações do Censipam, Edileuza de Melo.