Você está aqui: Página Inicial / Dia Meteorológico Mundial é celebrado em evento no YouTube

Notícia

Dia Meteorológico Mundial é celebrado em evento no YouTube

O tema escolhido destaca a importância em conectar o oceano, o clima e o tempo

Por Juliana Mota

O tema escolhido destaca a importância em conectar o oceano, o clima e o tempo

O tema escolhido destaca a importância em conectar o oceano, o clima e o tempo

Brasília, 24/03/2021 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) participou, na terça-feira (23/03), de celebração virtual do Dia Meteorológico Mundial 2021, em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O evento foi transmitido ao vivo no Canal do INPE no YouTube com o tema “O Oceano, nosso clima e tempo”.

“Para entender nosso tempo e clima, nós devemos entender nossos oceanos. Continuaremos a trabalhar para isso e para proteger comunidades vulneráveis, apoiar o Marco de Sendai para redução dos riscos de desastres, as Metas de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e o Acordo de Paris para as Mudanças Climáticas, bem como o Caminho de SAMOA.”, destacou Petteri Taalas, Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

O segmento de meteorologia sempre foi parte integrante da produção operacional do Censipam. Voltado exclusivamente para o ambiente amazônico, é composto por atividades relacionadas ao monitoramento climático, a previsão do tempo para os municípios da Amazônia Legal e também a geração de alertas para eventos extremos. Diariamente são realizadas previsões de 24h, 48h e 72h para aproximadamente 500 municípios da Amazônia Legal.

“O Censipam está disponível para promover um maior alinhamento com os outros órgãos que atuam na área de meteorologia. Precisamos integrar as instituições, os sistemas, as pessoas e o conhecimento produzido no País.”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Rafael Costa.

registrado em: , , , ,