Você está aqui: Página Inicial / Serviço de Sinalização Náutica da Marinha conhece projetos do Censipam em Manaus

Notícia

Serviço de Sinalização Náutica da Marinha conhece projetos do Censipam em Manaus

Objetivo foi conhecer detalhes as atividades desenvolvidas na meteorologia, hidrologia e sensoriamento remoto

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

CR-MN recebe o Serviço de Sinalização Náutica da Marinha

CR-MN recebe o Serviço de Sinalização Náutica da Marinha

Manaus, 19/06/2019 - O gerente do Centro Regional de Manaus (CR-MN), Ricardo Neto Hatherly, recebeu nesta quarta-feira (19/6) militares do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9). O objetivo foi conhecer as atividades desenvolvidas nas áreas de meteorologia, hidrologia e sensoriamento remoto que possam contribuir com a Marinha.

A comitiva foi liderada pelo comandate do SSN-9, Capitão de Fragata Paulo Roberto Costa Júnior, acompanhando do Capitão-Tenente Victor de Moura Pimentel e a meteorologista 3º Sargento Nátalia Silva dos Santos. Os militares conheceram as atividades do Censipam por meio de palestra do gerente do CR-MN e da coordenadora operacional Paula Ena Conceição, que destacou os programas e projetos desenvolvidos.

Os militares também foram recepcionados pelos meteorologistas Ricardo Dallarosa, Jaci Saraiva e Ivan Saraiva. No setor de meteorologia, receberam informações sobre as tecnologias utilizadas (radares e estações meteorológicas), a dinâmica envolvida na aquisição e os produtos meteorológicos.

Dallarosa afirmou que as informações meteorológicas da região são compartilhadas com a sociedade por meio de órgãos parceiros e a Defesa Civil. “É importante destacar que o Centro Regional de Manaus já disponibiliza semanalmente para a Marinha o boletim hidrometeorológico da Amazônia ocidental”, disse.

SSN-9 e Cartografia da Amazônia
O SSN-9 realiza o trabalho de sinalização das hidrovias e garante o aumento na capacidade de atualização cartográfica na região. Por meio do projeto Cartografia da Amazônia, o Censipam adquiriu os navios para Marinha do Brasil, para a realização de levantamentos hidrográficos e cobrir os vazios cartográficos da região amazônica, garantindo a segurança da navegação.