Você está aqui: Página Inicial / Censipam realiza cursos de drone e software QGIS em Boa Vista

Notícia

Censipam realiza cursos de drone e software QGIS em Boa Vista

Objetivo é formar pilotos e observadores de RPA e incutir a mentalidade de segurança de voo na pilotagem dos aparelhos

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Servidores do CR-MN capacitam órgãos parceiros em Boa Vista (RR)

Servidores do CR-MN capacitam órgãos parceiros em Boa Vista (RR)

Manaus, 13/12/2019 - O Centro Regional do Censipam em Manaus (CR-MN) promoveu cursos de pilotagem de drone e do software QGIS para a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, de 4 a 8 de novembro, em Boa Vista (RR).

Além do curso básico do software de edição e análise de dados georreferenciados Quantum GIS, também foi realizado o cursos de piloto e observador de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) classe 3, que têm o objetivo formar pilotos e observadores de RPA e incutir a mentalidade de segurança de voo.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPAS é uma das ferramentas utilizadas pelo Censipam para realizar levantamentos planialtimétricos do projeto SipamSAR.

O público-alvo foi composto de servidores municipais, estaduais e federais de diversas agências de Boa Vista (RR). Totalizando 28 pessoas, participaram do curso membros da Defesa Civil, Guarda Municipal, Agência Nacional de Mineração, Instituto de Terras e Colonização Agrária, Universidade Federal de Roraima, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e os militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Sob a coordenação do Major Alves Júnior, as instruções foram realizadas pelo Major Andrei Souza, Sargento Odair Robaina, Sargento Tiago Moraes e Ulisses Vieira, servidores do CR-MN.