Você está aqui: Página Inicial / CR-MN realiza curso de piloto e observador de aeronave remotamente pilotada

Notícia

CR-MN realiza curso de piloto e observador de aeronave remotamente pilotada

Finalidade do curso é divulgar a utilização de drones em diversos setores do serviço público brasileiro

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

CR-MN realiza curso de piloto e observador de aeronave remotamente pilotada

CR-MN realiza curso de piloto e observador de aeronave remotamente pilotada

Manaus, 29/08/2019 – O Centro Regional de Manaus (CR-MN) realizou o curso de piloto e observador de aeronave remotamente pilotada para instituições parceiras. O curso abarcou a Classe III, com drones de até 25 Kg, e foi realizado de 19 a 22 de agosto no CR-MN e no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

Com carga horária de 40 horas, entre teoria e prática, o curso foi ministrado pelos servidores do setor de inteligência do CR-MN, Major Andrei Souza e Sargento Odair Robaina. A abertura do curso foi feita pelo gerente do CR-MN, Ricardo Ratherly. A finalidade é divulgar a utilização de Remotely Piloted Aircraft Systems (RPAS) em diversos setores do serviço público brasileiro.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPAS é uma das ferramentas utilizadas pelo CR-MN para realizar levantamentos de altimetria para cálculos de terreno do projeto SipamSAR. As imagens são usadas para validação de polígonos de desmatamentos e para missões ligadas à Inteligência.

Participaram do curso: Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Marinha do Brasil, Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) e servidores do CR-MN.