Você está aqui: Página Inicial / CR-MN participa de Seminário Segurança da Navegação do Rio Madeira

Notícia

CR-MN participa de Seminário Segurança da Navegação do Rio Madeira

Censipam apresentou as ações de monitoramento do Rio Madeira e o apoio de geointeligência para identificação de balsas e dragas

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Analista de inteligência do CR-MN realiza apresentação no seminário

Analista de inteligência do CR-MN realiza apresentação no seminário

Manaus, 06/11/2019 – O Centro Regional de Manaus (CR-MN) participou (30/10) do 1º Seminário Segurança da Navegação do Rio Madeira, realizado pelo Comando do 9º Distrito Naval. O evento discutiu formas de monitoramento dos rios e combate a ilícitos por meio fluvial.

O seminário teve a participação de entidades civis e militares, empresas que operam no rio Madeira, membros do sindicato dos Aquaviários, SINFLUVIAL e alunos e professores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) realizou apresentação sobre identificação de balsas e dragas com uso de imagens SAR em parceria com a seção de inteligência do 9º Distrito Naval.

O analista de inteligência do CR-MN, Major Alves Júnior, apresentou as ações de monitoramento do Rio Madeira e as possibilidades de apoio de geointeligência do Censipam nas ações de combate aos ilícitos ambientais na região.

Durante o seminário, foram feitas apresentações pelas capitanias fluviais de Porto Velho e da Amazônia Ocidental e também os trabalhos do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9).

O SSN-9 enfatizou a participação do Censipam no projeto cartografia da Amazônia, que financiou a aquisição de dois navios para mapeamento fluviais. Segundo o SSN-9, o Censipam tem importância estratégica na geração de conhecimento cartográfico e inteligência na região amazônica.