Você está aqui: Página Inicial / CR-MN e Instituto Militar de Engenharia reforçam parceria para realização de operações

Notícia

CR-MN e Instituto Militar de Engenharia reforçam parceria para realização de operações

Instituições buscam retomar ações de pesquisa e desenvolvimento para a região Amazônica

CR-MN recebe visita de representante do IME

CR-MN recebe visita de representante do IME

Manaus, 22/04/2019 – Com o objetivo de retomar ações de pesquisa e desenvolvimento entre o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Centro Regional de Manaus (CR-MN) recebeu, na última semana, visita de representante do IME.

Na oportunidade, foi discutida a retomada da Operação Ricardo Franco, que anualmente leva alunos do IME para a Amazônia a fim de lhes dar uma visão prática dos desafios da engenharia aplicada, em seus diversos campos. A visita dos alunos do 5º ano do IME à Amazônia Oriental deve ocorrer em novembro.

A operação Ricardo Franco, que recebe o nome do patrono do IME, busca integrar alunos do IME em ações junto a instituições e comunidades civis e militares na região amazônica, visando resolver problemas do cotidiano das comunidades. Entre 2005 a 2007, o Censipam participou da operação amparando projetos de alunos das áreas de engenharia cartográfica e da computação.

O representante do IME, Tenente-Coronel Ermínio, relatou a busca por parcerias com instituições militares e civis da área de tecnologia e inovação. O professor afirmou que a intenção é que os alunos de engenharia possam desenvolver projetos que tenham relevância para as organizações que atuam na Amazônia brasileira.

Participaram da reunião o gerente do CR-MN, Bruno Monteiro, acompanhado do chefe do setor de inteligência, Sandro Sales, do coordenador técnico, Sebastião Júnior, e da coordenadora operacional, Paula Ena.

Instituto Militar de Engenharia
O Instituto Militar de Engenharia (IME) é uma instituição de ensino superior do Exército Brasileiro conhecida pela sua seleção diligente e primorosa formação de engenheiros civis e militares. Seu corpo docente está voltado para a formação superior de engenheiros militares e civis das áreas de Engenharia: Cartográfica, Computação, Elétrica, Fortificações e Construção, Eletrônica, Mecânica, Materiais e Química.

Atualmente, o IME possui nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), realizado por cerca de 100 alunos do 5º ano.