Você está aqui: Página Inicial / CR-MN e Cindacta IV buscam viabilizar conectividade ao PAC

Notícia

CR-MN e Cindacta IV buscam viabilizar conectividade ao PAC

Por meio da conexão ao Programa Amazônia Conectada (PAC), será possível receber informações de sensores instalados em locais remotos

Por Willian Cavalcanti/CR-MN

Militares da FAB apresentaram infraestrutura tecnológica ao Censipam

Militares da FAB apresentaram infraestrutura tecnológica ao Censipam

Manaus, 13/08/2020 – Representantes do Centro Regional de Manaus (CR-MN) conheceram, no Quarto Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), a infraestrutura tecnológica e as ações técnicas e operacionais para efetivação da conectividade do Censipam ao Programa Amazônia Conectada (PAC).

Militares do CINDACTA IV apresentaram a infraestrutura tecnológica para conexão à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com o apoio do CINDACTA IV e do 4º Centro de Telemática de Área (4º CTA), o Censipam poderá se conectar ao PAC e posteriormente à RNP. Por meio da conexão, será possível receber rapidamente informações de sensores instalados nos locais contemplados pela fibra ótica fluvial do programa.

O Programa Amazônia Conectada foi instituído em 2015 pelos ministérios da Defesa, das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é expandir a infraestrutura de comunicações e contribuir para as ações do Governo Federal desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga na região amazônica.

O Ministério da Defesa é o órgão responsável pela coordenação geral das ações entre os órgãos e entidades envolvidas.

Além de representantes da RNP e do 4º CTA, participaram do encontro o gerente do CR-MN, Ricardo Hatherly, o coordenador da área técnica do CR-MN, Sebastião Lopes, o analista do CR-MN, Ailton Cortez, e o comandante do CINDACTA IV, Coronel Santopietro.

registrado em: , , , , , , ,