Você está aqui: Página Inicial / CR-MN debate a entrada do Censipam no projeto Amazônia Conectada

Notícia

CR-MN debate a entrada do Censipam no projeto Amazônia Conectada

Representantes das áreas técnica e operacional do CR-MN debateram com a Força Aérea e a RNP a entrada no Censipam no projeto

O projeto busca a união de esforços para implantação de infovias

O projeto busca a união de esforços para implantação de infovias

Manaus, 07/08/2020 – Representantes das áreas técnica e operacional do Centro Regional de Manaus (CR-MN) se reuniram, na última semana, com representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para debater a entrada do Censipam no Projeto Amazônia Conectada.

A reunião tratou de detalhes técnicos e possíveis acordos de trabalho para o ingresso do Censipam no projeto, que tem o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações e contribuir para as ações do Governo Federal no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) na região amazônica.

O Amazônia Conectada busca a união de esforços para implantação de infovias baseadas na tecnologia de cabos subfluviais, com a finalidade de apoiar políticas de inclusão digital da região amazônica e expandir as comunicações militares, administrativas e operacionais. O objetivo é assegurar a eficiência e segurança de conectividade, melhorando as atividades de pesquisa e educação.

O projeto também busca a interiorização de políticas públicas federais e estaduais e contribuir para a ampliação do sensoriamento e o monitoramento ambiental. Além do gerente do CR-MN, Ricardo Hatherly, participaram da reunião representantes da Coordenação Técnica e da Coordenação Operacional.

A entrada no Amazônia Conectada propiciará ao Censipam o acesso a conexões de 850 km de cabos ópticos subaquático e mais de 100 Gb de capacidade ativa. A infraestrutura também oferece acesso a redes metropolitanas, 130 km de cabos ópticos terrestre e a interconexão com 67 escolas e instituições de pesquisa.