Você está aqui: Página Inicial / CR-BE capacita civis e militares na pilotagem de drones

Notícia

CR-BE capacita civis e militares na pilotagem de drones

Treinamento também buscou conscientizar sobre a importância da operação controlada no espaço aéreo

Por Willian Cavalcanti/CR-BE

CR-BE capacita civis e militares na pilotagem de drones

CR-BE capacita civis e militares na pilotagem de drones

Belém, 19/12/2019 – O Centro Regional de Belém (CR-BE) realizou curso de piloto e observador de aeronave remotamente pilotada (RPA), Classe 3, de 9 a 13 de dezembro, para instituições parceiras. Além de capacitar militares e civis na pilotagem de RPA, o treinamento buscou conscientizar a importância da operação controlada no espaço aéreo brasileiro.

Com carga horária de 30 horas, entre teoria e prática, o curso foi coordenado pelo setor operacional do CR-BE e teve participação de diferentes instituições. O SERIPA I apresentou palestra sobre drones e a segurança de voo. O Corpo de Bombeiro Militar do Pará falou sobre o uso do drone na segurança pública e o DTCEA-BE explicou como é a estrutura do espaço aéreo brasileiro.

A parte teórica do curso foi realizada no CR-BE e a prática em áreas livres da Universidade Federal Rural do Pará. Durante a instrução prática, foram realizadas simulações de plano de voo, formas de obtenção de imagens autônomas e fotogramétricas. Na instrução teórica, foi realizada visita aos órgãos de controle do tráfego aéreo de Belém.

Participaram do curso: Marinha do Brasil, Exército, Força Aérea Brasileira, UNIFAMAZ, FACI, IML, UFRA, PRF e servidores do CR-BE.

Popularmente conhecido como “drone”, o RPA é uma das ferramentas utilizadas pelo CR-BE para realizar levantamentos planialtimétricos do projeto SipamHidro.